investigaçÃO
O principal objetivo do LabiArq é conduzir investigação em arquitetura em várias escalas, dimensões, leituras e interpretações dentro dos países de língua portuguesa, com foco principal em Portugal e Brasil, mas não exclusivamente. O grupo opera dentro de três linhas de investigação: 1. Habitar: da Casa à Cidade; 2. Por uma Memória Arquitetónica; 3. Tecnologia Arquitetónica e Sustentabilidade. Assim, o LabiArq visa desenvolver e disseminar investigação sobre a arquitetura dos espaços de habitar no mundo lusófono. Isso envolve acolher projetos de investigação individuais de seus membros, desenvolver projetos comuns ou apoiar outros projetos liderados por outros grupos ou investigadores individuais.
Habitar: da Casa à Cidade
Investigador Responsável: Hugo L. Farias
A linha de investigação “Habitar: da Casa à Cidade” procura desenvolver investigação sobre a habitação nas suas múltiplas escalas: desde o espaço interno da habitação, ao edifício, ao bairro e à cidade. Aborda a arquitetura habitacional dos espaços da lusofonia, num enquadramento temporal que abarca desde o final do século XIX, todo o século XX e as primeiras décadas do século XXI, procurando recolher, ler, analisar, compreender e disseminar conhecimento relevante sobre a casa, o edifício residencial, o conjunto habitacional e o espaço público com estes relacionado.
Por uma Memória Arquitetónica
Investigador Responsável: Joana B. Malheiro
A linha de investigação “Por uma Memória Arquitetónica” tem como objetivo de identificar, estudar e divulgar o espólio dos arquitetos portugueses, centrados em Lisboa, que foram depositados na FA-ULisboa. Mais do que nunca, é hoje importante compreender a salvaguarda do que é a Arquitetura – desde o final do século XIX ao final do século XX - e que compreende "as últimas gerações de papel", ou seja, o trabalho dos arquitetos que têm todos os seus projetos em suporte físico.
Tecnologia Arquitetónica e Sustentabilidade
Investigador Responsável: Paulo P. Almeida
A linha de investigação "Tecnologia Arquitetónica e Sustentabilidade" foca-se no desenvolvimento de soluções arquitetónicas que integrem inovações tecnológicas e princípios de sustentabilidade ambiental, explorando a aplicação de novas tecnologias no projeto, construção e gestão do ambiente construído. Essa abordagem abrange temas como a prototipagem digital, o BIM, a eficiência energética, e o design bioclimático, visando otimizar a performance dos edifícios em termos de conforto ambiental e impacto ecológico. Promove-se, assim, a investigação de sistemas construtivos sustentáveis e o uso de tecnologias avançadas para uma arquitetura que responda às necessidades contemporâneas e futuras.